terça-feira, 11 de junho de 2013

Traje do noivo

Traje do Noivo
Por Tatiany Alves
 
A roupa do noivo precisa sempre estar em sintonia com o cerimonial e o estilo da festa. Então vamos às dicas do post de hoje, porque os noivos também precisam estar impecáveis no grande dia não é? Um terno claro não fica bom ao lado de uma noiva que veste um modelo pomposo de cetim com farto véu e grinalda. Um terno branco é usado por noivos jovens, confiantes, pois esse traje exige segurança e sofisticação. 

Seguir a tradição de roupa escura é a opção da maioria dos noivos. O Smoking nunca deve ser usado, em casamentos de mais protocolo o noivo pode optar, por fraque. O fraque é formado de paletó cor grafite, laterais arredondadas na frente e cauda como um pinguim. A calça é de listras finas cinza e grafite escuro. Colete e camisa branca com colarinho de pontinha virada e o romântico plastrom de cetim quase branco. Outra opção para o fraque é uma camisa social branca, de punho duplo para abotoadura, e gravata cinza-prata. Meias e sapatos lisos, sem cordão.

O Fraque curto ou meio fraque é o preferido dos noivos modernos, usado tanto em casamentos solenes pele manhã quanto à noite. O Meio fraque é formado de paletó grafite, com botão único, e o comprimento de terno normal. Colete cinza-claro de casemira sobre a camisa branca de punho duplo e abotoadura, gravata ou plastrom cinza-prata. Cravo natural branco na botoeira. Calça listrada de casemira, bem discreta.
Quando a opção for o fraque, o pai do noivo e da noiva o acompanhará, ou pelo menos usarão o meio fraque. Os padrinhos vestirão também meio fraque, conforme for estipulado pela noiva. Na maioria dos casamentos os padrinhos vestem terno escuro, camisa branca e gravata em tons discretos. Dica de elegância para quem veste fraque é não usar relógio de pulso.

Outras opções sem fraque é o terno escuro, ou paletó ao estilo jaquetão transpassado ou de botão único, num casamento menos formal. Com ou sem coleto, de camisa branca de punho duplo e gravata cinza-prata. Para noivos bem jovens que tem um estilo menos formal uma opção é o terno de veludo preto ou grafite no inverno.

É extremamente importante que o noivo esteja muito bem vestido, escolha uma roupa de qualidade.  Pois deverá considerar que a roupa poderá ser utilizada novamente em algum evento que exijam roupa de passeio completa.

Para flor de lapela a regra de etiqueta é o noivo usar cravo branco e os pais e padrinhos usam cravo vermelho. Vê se também o noivo com rosa branca e os pais e padrinhos com rosa vermelha. Não se esqueça de verificar se no alto da lapela tem botoeira para que possa enfiar o caule curto da flor.

Para cerimonia matinal a regra é que os homens estejam com traje escuro, somente aos convidados é permitido comparecer de terno escuro e calça clara.

Esse post foi inspirado nas dicas de etiqueta do livro Etiqueta Século XXI da Célia Ribeiro.

0 comentários:

Postar um comentário