terça-feira, 23 de julho de 2013

Qual é o seu estilo?



Qual é o seu estilo?
Elvira Monteiro, designer de interiores




Estilo é a tradução de um modus vivendi, ou seja, é o reflexo de como se vive e dos valores estéticos de um povo, família ou individuo. Na decoração, eles são muitos.

Clássico: nascido da opulência do século 17, engloba o estilo francês e o inglês e suas variantes. Caracteriza-se por decorações refinadas, com muito trabalho nos tetos e nas paredes, tapeçarias, lustres de cristal, espelhos, mobiliário entalhado, cores fortes, como dourado, vinho e vermelho, e tecidos sofisticados, como seda e veludo.

Contemporâneo: prima pelas linhas retas e formas puras. Paletas de cores claras compõem revestimentos e móveis, em que o desenho limpo e os detalhes sutis, quase imperceptíveis, trazem a sofisticação e a sensação de bem-estar. Hoje é o estilo mais usado no mundo todo.

Étnico: inclui decorações em que a temática vem da cultura e do artesanato de tribos ou povos de diferentes partes do mundo. África, Indonésia e Tailândia são as vertentes mais influentes dos últimos anos.

Retrô/vintage: decorações assim pedem elementos do passado, principalmente dos anos 1940, 50 e 60. Muito em voga atualmente, caracterizam-se pela composição de móveis e objetos pontuais, de preferência de linhas puras e design assinado.

E aí qual o seu Estilo?

*Matéria publicada na Revista Casa Cláudia

0 comentários:

Postar um comentário