quinta-feira, 18 de abril de 2013

O Valor Da$ Coisa$



O Valor Da$ Coisa$
Por Sra. Docinho, Carolina Helena Mezzetti

Todo artesão ou profissional que vende um serviço e não um produto (daqueles feitos em serie) passa por varias situações constrangedoras com clientes que querem por preço no seu trabalho, nesses produtos ou serviços sempre irão existir preços mais altos e mais baratos, mas o serviço ou produto será igual? Terá o mesmo resultado?

Esse assunto sempre permeou meus pensamentos e principalmente depois de ouvir o relato de uma grande amiga, e excelente profissional da arte da confeitaria, a mesma me contou que uma cliente telefonou dizendo que fez os custos dos preços dos produtos dela e aconselhava que ela vendesse o produto por um valor X, pois vendendo nesse valor ela teria uma boa margem de lucro... (sim existem pessoas assim nesse mundo) ai eu me pergunto? Afinal podemos calcular o valor do metro de um fio, mas nunca podemos calcular o valor hora do profissional eletricista, no preço do eletricista está a sua mão de obra, mas acima disso está toda sua historia os cursos, os investimentos que ele fez e todas as horas, madrugadas que ele passou em claro trabalhando desenvolvendo seu método de trabalho, e se você está contratando esse mesmo eletricista é porque ele tem algo de diferente não? E justamente todos esses fatores foram o que formaram esse profissional e agora o cliente calcular sua hora ou mesmo botar preço no seu serviço é no mínimo injusto! Seguindo essa mesma lógica da “cliente” qual seriam os custos de um fotografo??? Como calcular esse valor??

O mais contraditório é que ninguém questiona o preço da gasolina do posto, dos artigos do mercado que vai toda semana ou mesmo dos serviços telefônicos, esses produtos e serviços nós simplesmente comparamos e compramos aquele que melhor nos atende ou o que melhor se encaixa no nosso orçamento.
Mesmo antes de ser uma artesã tenho que confessar que nunca me senti a vontade para precificar o serviço de alguém, mas existem cada vez mais pessoas que vivem na verdade de precificar os serviços. Depois do Google então quase quem quiser vira um especialista em qualquer assunto. Afinal é melhor aprender a fazer do que pagar para um profissional...(???) Em muitos casos não é a verdade, a palavra de ordem do ano 2000 “faça você mesmo” na maioria das vezes tem um resultado como dizer... Sofrido e sofrivel!Vide os curiosos da decoração... Sofás que não combinam com nada e casas com mais cores que um quando de Frida Kallo.

Vou deixar bem claro que eu sou super a favor que as pessoas cozinhem, façam seus bolos, reúnam a família para pintar a casa para se divertir. Sim se divertir afinal é nesses momentos que podemos juntar os amigos, dar belas risadas que ficaram na memória e com certeza os erros e os micos é que se eternizaram nas historias de família, mas não se engane! Um profissional com certeza faria melhor.

10 comentários:

  1. Simplesmente arrasou Sra. Docinho! Maravilhoso texto e extremamente real!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou querida, e realmente não é que vivemos diariamente?

      Excluir
  2. muito bom o texto... nós doceiras vivemos diversas situações, as pessoas pagam fortunas a decoradoras, alugueis de roupas e etc e deixam o bolo e doces para o final, para pechinchar e desvalorizar nosso trabalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Priscilla,geralmente é o que acontece.
      Obrigada por comentar, um beijo.

      Excluir
  3. OTIMO TEXTO...REALMENTE PASSAMOS ALGUMAS VEZES POR ESSA SITUAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com cada letra. Um profissional, seja de que área for, passou por aulas, horas e horas de cursos, gastou em equipamento, e suou muito pra aprender a fazer aquele trabalho. Não vou consertar meu telhado, nem tentar costurar minha roupa, ou cortar meu cabelo. Temos mesmo que valorizar cada profissão e saber respeitar os preços dos trabalhos artesanais. Nós que fazemos sabemos bem quanto ele vale.

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto!
    Arte nao é uma aventura! É um dom que precisa de tempo,ser mto trabalhado e aprimorado constantemente.
    Parabens pelas sabias palavras, bjo!

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez deu um show com as palavras....PERFEITO E REAL.
    Parabéns.!!!!!

    ResponderExcluir
  7. adorei o texto, vou compartilha-lo! parabens

    ResponderExcluir
  8. agora que estou empreendendo vejo o quanto é dificil dar valor para as coisas que estou fazendo..como atribuir valor ao serviço de uma pessoa então!!! muito dificil, mas nunca tive problemas com dar valor a um serviço profissional coisa que não abro mão...muito bom texto, vale a pena parar pra pensar em como só damos valor ao nosso bolso, sem pensar no outro lado...ah, texto bem apropriado para o momento..rs!

    ResponderExcluir